sexta-feira, 27 de maio de 2011

A importância da Redação Empresarial para a Comunicação de Crise

A nova sede será em Botucatú - alí venderemos mais.

Zé Carlos, viemos avisá-lo da chegada da carga!


Observando as frases acima, podemos encontrar erros gramaticais que podem comprometer a integridade de uma empresa caso sejam publicados.

A redação empresarial consiste em textos produzidos no ambiente de trabalho, ou seja, atas, memorandos, ofícios entre diversos outros tipos de textos.

Porém, ao fazer um levantamento de redações empresarias no Brasil, é possível encontrar diversos erros um tanto primários na confecção desses textos, porém na redação empresarial é preciso evitar ruídos que possam surgir justamente por conta desses erros.
Uma redação empresarial deve conter alguns pré-requisitos como:

-Uniformidade quanto à formação vocabular
-Linguagem formal, porém simplificada
-Apresentar informações pertinentes

Na comunicação de crise de uma empresa, é de suma importância a clareza na transmissão da informação, pois uma informação errada pode comprometer gravemente a organização frente à sociedade. Na situação delicada da gestão de uma crise é preciso transmitir informações da forma mais acurada e menos ambígua possível, para evitar a multiplicidade de interpretação das informações de forma a agravar ainda mais a crise e comprometer a imagem da organização. Vemos constantemente pessoas renomadas perante a mídia cometerem as chamadas “gafes”, que levam a prejuízos em vários sentidos. Uma falha na comunicação de uma empresa pode custar processos perante a justiça.

Temos um exemplo prático que demonstra um erro cometido por parte da confecção de um tipo de redação empresarial na idade média.

Um dia um exército bárbaro com mais de 2000 homens estava em pleno campo de batalha contra um exército inimigo poderoso e mais numeroso há três dias, porém os bárbaros estavam sendo derrotados. O comandante temendo ser derrotado enviou uma carta ao Rei para que ele determinasse o próximo passo a ser tomado frente a batalha, se sim, deveria avançar ou se não, não deveriam mais avançar. O Rei sabiamente enviou, por intermédio de seu mensageiro, uma carta ao comandante com a ordem de recuar o exército da batalha. Porém o mensageiro cometeu um grave erro e escreveu a carta desta forma: “O Rei ordena ao comandante da 20° tropa do exército que não pare de avançar com seu exército.”

A forma correta seria:
“O Rei ordena ao comandante da 20° tropa do exército que não, pare de avançar com seu exercito.”

A derrota foi o preço pago por desse erro cometido na mensagem.

Vemos então que uma vírgula foi fatal, para o exército e pode ser fatal numa empresa nos dias de hoje também.

"Se houver um levantamento, ou quem sabe um pequeno estudo, em cima das correspondências, memorandos, relatórios e outras formas de comunicação escrita que saem, em português, de muitas empresas no Brasil, chega a ser chocante e hilária a identificação de tantos erros ortográficos, de concordância e de regência, que podem ser identificados.” (o ex-gerente nacional de desenvolvimento do CIEE, Ruy Fernando Ramos Leal)

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