sexta-feira, 6 de maio de 2011

Falando um pouco sobre comunicação organizacional

Quando pensamos em comunicação, do ponto de vista genérico, é fácil observar sua presença em todos os lugares, nos mais diversos âmbitos. A atuação humana e a evolução da nossa sociedade estão íntima e diretamente relacionadas ao desenvolvimento da comunicação. Iremos, porém, no desenvolvimento deste blog, ater-nos especificamente ao tipo de comunicação desenvolvido nos ambientes corporativos, tanto interna quanto externamente.

A comunicação organizacional (costumeiramente também chamada de comunicação empresarial ou institucional) constitui uma função extremamente importante para a atuação e obtenção de resultados de uma empresa, a partir do momento que funciona como elo entre a empresa e o mercado (todos os públicos de interesse, incluídos aí clientes atuais e futuros, colaboradores, acionistas, imprensa, poder público, formadores de opinião, dentre outros). Desta forma, pode-se compreender a comunicação empresarial como o processo – conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios, etc – por meio do qual a empresa se dirige ao público interno e ao público externo.

Diversos motivos somam para o desenvolvimento e para a grande evidência da área da comunicação organizacional. No atual cenário empresarial e mercadológico percebe-se um grande acirramento da concorrência, o que torna imperativa a otimização de processos de diversas ordens. Ora, se estes movimentos – sejam internos ou externos à empresa – tomam forma e operacionalizam-se por meio de processos comunicativos, desenvolver tais processos de forma eficiente significa trabalhar em prol de melhores resultados no ambiente corporativo. Outros fatores que contribuem para a maturação dos esforços na comunicação organizacional são o advento de novas tecnologias, a multipuverização das mídias e as mudanças no perfil dos consumidores (cada vez mais antenados, mais críticos, mais exigentes).

É importante deixar claro o escopo que envolve a comunicação organizacional. Quando se fala em “comunicação empresarial” a primeira idéia, mais geral e mais senso comum que se cogita é o desenvolvimento de ações de comunicação com clientes ou possíveis clientes da empresa (sobretudo em ações de propaganda ou promoções de vendas). Porém, nosso objeto de discurso é muito mais abrangente e estratégico, perpassa toda a estrutura da organização e é responsável por manter a unidade existente entre os níveis estratégicos e táticos da empresa. Trata do processo de comunicação em todos os níveis, de forma plena e contínua, atuando na sua função de ferramenta integradora fundamental para a formação da imagem corporativa junto aos públicos de interesse.

Neste cenário, identificamos que o processo de gestão de crises em comunicação é apenas um dos elementos que compõem a idéia geral de comunicação organizacional. 

Abaixo, um vídeo do grupo Nós da Comunicação com algumas definições interessantes sobre comunicação organizacional. Vale a pena dar uma conferida!





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