segunda-feira, 20 de junho de 2011

Crise: comunicando falência


Uma organização em crise pode ser levada a declarar falência a depender do grau que a crise esteja dentro da organização e as consequências dessa crise para a sociedade e para terceiros, ninguém quer declarar. Infelizmente, milhares de pessoas todos os anos são confrontadas com esta difícil realidade, porém a falência é um meio pelo qual se limita e repara os danos causados pela crise; ´”O processo de falência pode ser requerido pela própria empresa 60 dias depois de não ter cumprido com pelo menos uma obrigação relevante passível de declará-la incapaz para resolver a generalidade dos seus deveres.”.
Também os credores da organização vendo a impossibilidade, dificuldade da empresa em manter as suas contas em dias, ela pode entrar com um processo de falência, em alguns casos a necessidade de intervenção do Ministério publico, quando ocorre fuga dos titulares ou abandono da sede do negocio.

Comunicar uma falência é um processo de grande complexidade, pelo fato das variáveis envolvidas e que serão afetadas: os funcionários, os fornecedores e principalmente os consumidores, e quanto maior a instituição maior serão as variáveis afetas. Há também a concordata que é quando o recurso jurídico impossibilita a continuação de uma empresa que não conseguir manter as suas contas em dias e nos prazos contratuais.
A falência para que avance é preciso uma petição escrita, a falência em caso que envolve organizações de grande dimensão e importância econômica para a sociedade, ela é beneficiada com programas de reestruturação, que envolve grandes mudanças na sua administração, essas mudanças vão desde a comissão de administrativa a formas de produção, resultando em uma mudança para as pessoas que irão usufruir do serviço ou produto.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário