domingo, 17 de abril de 2011

Comunicação de Crise

A comunicação de crise tem como objetivo gerir a crise, proteger a imagem da empresa e seus produtos, minimizando seus efeitos negativos e reposicionando e fortalecendo a marca no mercado. Atualmente um dos bens mais importantes de uma empresa é a sua imagem, os valores atribuídos às marcas independem cada vez mais do seu valor material, enquanto a imagem passa a assumir o papel de protagonista. Com a velocidade de difusão das informações, as crises atingem grandes proporções muito rapidamente, por isso toda boa empresa deve ter em mãos um manual de crise, afim de evitar que um ato falho acabe com sua imagem e lhe traga prejuizos inestimáveis. O manual de crise é um conjunto de regras e procedimentos a serem postos em prática em um momento delicado. 

Um exemplo de boa gestão de crise foi o caso da Tam que aconteceu em 31 de outubro de 1996, onde ocorreu um acidente com um avião da empresa deixando 99 mortos.Logo após o acidente algumas ações foram postas em prática: não deixar a empresa parar, dar assistência às famílias das vitimas e tentar entender o que provocou o acidente. As ações assumidas pela Tam naquele momento de crise ajudaram a minimizar os efeitos negativos da mesma e a preservar a imagem da empresa, recebendo até mesmo o apoio positivo da mídia, que reconheceu os esforços da empresa em fazer todo o possivel para amenizar o sofrimento das famílias envolvidas. Essas ações foram tomadas logo após o acontecimento graças a um bom plano de gerenciamento de crise, que explica como sair de uma situação delicada com poucos prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário